Aterro do Flamengo

Aterro do Flamengo

O Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido como Aterro do Flamengo, possui 1.200.000m² de área verde à beira-mar,com arbustos floridos, uma profusão de árvores, compondo uma das mais visitadas e belas áreas de lazer da cidade.

A idealização do parque foi de Lota Macedo Soares, de família da elite carioca.

Não fez universidade mas foi aluna de Cândido Portinari e tornou-se uma esteta com conhecimento de arquitetura e urbanismo. Lota era também conhecida por sua curiosidade e conhecimento de plantas.

Para aterrar a área, o morro de Santo Antonio foi desmanchado à jatos d'água. A mesma draga que abriu o Canal do Panamá, retirou areia do mar para criar a Praia de Botafogo.

Lota teve a idéia de iluminar o aterro à noite para permitir passeios noturnos no parque. As quadras de esporte foram idéia sua, que são alugadas todos os dias do ano, inclusive de madrugada, quando ficam tomadas por times de várias associações.

Com o aval do governador, Carlos Lacerda, reuniu um grupo de amigos notáveis: o paisagista Roberto Burle Marx,o botânico Luiz Emygdio de Mello Filho e os arquitetos Affonso Eduardo Reidy, Sérgio Bernardes e Jorge Moreira.

Era um grupo de trabalho que se reunia sob a liderança de Lota.

O tapete verde que cobre essa imensa área provocou muitas desavenças entre os membros do grupo e também com o pessoal da urbanização, da época. Lota queria apenas 2 pistas para carros (e conseguiu) enquanto o pessoal do urbanismo exigia 4 pistas.

Do entulho surgiram 11.600 árvores de 190 espécies, nativas e exóticas.

Entre as 4.400 palmeiras de 50 espécies estão preciosidades como a talipot (Corypha umbraculifera) que floresce apenas um vez e morre





  Sobre o EncontraFlamengo
Fale com EncontraFlamengo
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Flamengo no Facebook siga o Encontra Flamengo no Twitter Encontra Flamengo no Google+


Termos EncontraFlamengo | Privacidade EncontraFlamengo