Museu de Arte Moderna em Flamengo

Museu de Arte Moderna em FlamengoO Museu de Arte Moderna em Flamengo no Rio de Janeiro (MAM) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil.

Localiza-se na cidade do Rio de Janeiro, no Parque do Flamengo, próximo ao Aeroporto Santos Dumont.

Seu edifício-sede, a obra mais conhecida do arquiteto carioca Affonso Reidy, segue a orientação da arquitetura racionalista, destacando-se pelo emprego de estruturas vazadas e pela integração com o entorno.

O museu foi inaugurado em 1948, por iniciativa de um grupo de empresários presidido por Raymundo Ottoni de Castro Maya.

É uma organização particular sem fins lucrativos, fruto do contexto cultural e econômico que o Brasil vivenciou no segundo pós-guerra, em que se observou a diversificação dos equipamentos culturais deste país, a aquisição de um valioso patrimônio artístico e a assimilação das correntes artísticas modernas.


Palco de diversos acontecimentos de grande relevância na vanguarda artística brasileira, o museu amealhou ao longo de sua história uma coleção de arte moderna altamente representativa - a maior parte, entretanto, perdida no trágico incêndio de 1978.

Conserva hoje aproximadamente 11 mil objetos, grande parte proveniente da Coleção Gilberto Chateaubriand, depositada em regime de comodato no museu em 1993.

 

Museu de Arte Moderna em Flamengo
Endereço: Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Bairro Flamengo. - Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2240-4948




  Sobre o EncontraFlamengo
Fale com EncontraFlamengo
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Flamengo no Facebook siga o Encontra Flamengo no Twitter Encontra Flamengo no Google+


Termos EncontraFlamengo | Privacidade EncontraFlamengo